Aproximações Pictóricas

Apresentação

A mostra apresenta novos caminhos das pesquisas destes artistas, onde a pintura é o veículo utilizado em seus processos de criação.

Na pintura corporal de Alexandre Mury a fotografia é utilizada para registrar suas performances que lançam mão de diversas situações, cenários e personagens de maneira crítica e bem humorada. Mury adota em seu trabalho um conjunto de elementos corriqueiros e irônicos, com os quais compôs uma linguagem própria que flerta com o kitsch, abusa da cultura Pop e aposta na liberdade da arte.

Frederico Filippi se interessa pelas relações de ordem em desordem, em especial no contexto da formação da América do Sul, partindo da análise de uma imagem, onde a pintura é uma das técnicas utilizadas para construir o seu texto e dar forma à sua pesquisa.

Joana Cesar apresenta trabalhos concebidos a partir de sobreposições de camadas de papéis retirados de outdoors e muros da cidade, assim como de imagens pessoais ou ligadas ao universo íntimo da artista. Em cada tela, a pintura é o gesto que se constrói por meio de tintas, papéis, cola e objetos unidos. Ali, memórias reais e inventadas, claras e muitas vezes imprecisas, atravessam-se, aproximam e se afastam, emergem em sua superfície ou são intencionalmente encobertas.

A pintura de Rodrigo Bivar estuda a cor e a geometria, concentrando em suas linhas vestígios de sua trajetória e relação com a pintura. Na tela, Rodrigo planifica ao máximo seu estudo e suas experiências com o espaço urbano, concentrando recortes de cenas em suas linhas, texturas e cores. Este espaço pictórico, aparentemente formal e sóbrio, é uma forma cuidadosa, reduzida e intensa de olhar a cidade, seus detalhes e suas nuances.

A obra de Rodrigo Freitas integra uma série de pinturas que propõem a reinserção de objetos de consumo através da imagem. Sua pesquisa se empenha em pensar um sistema de circulação e de troca no qual o próprio excesso é assimilado como produto. A imagem do sofá descartado na paisagem tenciona as fronteiras entre público e privado, entre contenção e transgressão, entre economia e dispêndio.

Através da prática pictórica, empregada de modos tão diferentes, são construídos diálogos sobre espaço, memória, ordem, tempo e das relações com o mundo e com o outro. 

Vistas da exposição
Obras