Na mitologia grega, Athena é a divindade da sabedoria, da inteligência, da justiça e das artes. Inspirado pela história e por sua paixão pelas artes, em 1994, Liecil Oliveira fundou a Athena Galeria de Arte com foco principal na arte moderna brasileira e internacional. Em paralelo à galeria, em 2011 a Athena Contemporânea foi inaugurada pelos seus filhos Eduardo e Filipe Masini com o principal objetivo de proporcionar um espaço de criação, discussão e divulgação da arte contemporânea.
Em 2018, as duas galerias expandiram suas atividades e se uniram criando a Athena. Com a inauguração do seu novo espaço no Rio de Janeiro, a galeria reforçou seu interesse na promoção artística e intelectual no cenário nacional e internacional com exposições memoráveis. Além de um espaço expositivo, a Athena se posiciona como um local de pesquisa, de aprofundamento conceitual e de trocas artísticas, assumindo parcerias institucionais e com a comunidade, buscando a difusão e o fomento da arte no Brasil.
Para isso, investe no desenvolvimento da carreira de seus artistas, ativando suas participações em projetos culturais de incentivo público ou privado, editais e prêmios de arte, residências artísticas e bienais.
A sua participação em importantes feiras nacionais e internacionais, também amplia a rede de contatos e cataliza outros projetos culturais, possibilitando ao público uma aproximação com uma parcela do trabalho que desenvolve, acreditando que desta maneira as obras deixam de ser somente objetos e assumam um caráter capaz de tocar e mudar as pessoas e seu entorno.