Biografia

1935 . Rio de Janeiro, Brasil.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Com uma produção pioneira em vídeo no Brasil, Sonia Andrade teve sua carreira artística impulsionada na década de 1970 pelo contexto histórico e artístico do país. Juntamente com um grupo precursor da videoarte, Andrade produziu vídeos de alta carga poética e crítica, que interrogam as complexas relações entre os modos de produção, circulação, mediação, recepção e comercialização, mantendo-se semanticamente atuais. Destaca-se nas películas a maneira como a artista se coloca de frente para a câmera, estrelando com seu corpo as perfomances que têm como público imediato apenas o olhar da máquina fotográfica. 

 

No entanto sua produção não se limita à videoarte, mas agrega uma multiplicidade de meios e assuntos manifestados pela artista em experimentações de diferentes perspectivas: Andrade vai do desenho à escrita, da apropriação de objetos à fotografia, de cartões postais à arte-correio, da projeção da imagem à instalação, entre outros. O conjunto total de trabalhos da artista revela as múltiplas camadas de significado que se obtém de cada obra individualmente. A dimensão ético-política, do enigma do tempo e do caráter episódico e relacional,  tornam-se evidentes.

 

 Sonia Andrade possui trabalhos em coleções públicas de instituições importantes como  Centre Pompidou (Paris, França), Getty Research Institute (Los Angeles, E.U.A.), Haward Art Museums (Boston, E.U.A.) e Kunstgewerbemuseum (Zurique, Suíça).

 

Dentre as exposições individuais já realizadas destacam-se: 2011 - Retrospectiva 1974/1993 (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rio de Janeiro, Brasil); 2010 - Sonia Andrade: Vídeos (Oi Futuro – Rio de Janeiro, Brasil); 2005 - Conjunto de cinco vídeo instalações (Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, Brasil); 2001 - Exposição individual: vídeo instalação (Paço Imperial - Rio de Janeiro, Brasil); 1999 - Olimpo, Périplo, Apolo, Vênus e Noturno (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil); 1994 - Hydragrammas (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil); 1984 - Situações Negativas: o passo, o salto, a queda (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil); 1978 - A Caça (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil).


Dentre as exposições coletivas estão: 2018 - Identity and alterity: shifting representations (Kanal Centre Pompidou - Bruxelas, Bélgica); 2017 - Video Art in Latin America: Selections from Brazil (Rubell Family Collection - Miami, E.U.A.); 2016 - 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA (Pavilhão Ciccillo Matarazzo - São Paulo, Brasil); 2006 - Corps Étrangers (Musée du Louvre - Paris, França); 2001 - B & N y de color, latinoamérica: cine, vídeo y multimedia (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía - Madri, Espanha); 1993 - Vídeoarte, Brasil: pioneiros (Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, Brasil); 1981 - Video from Latin America (Museum of Modern Art - Nova York, E.U.A.); 4ème manifestation internationale de livres d’artiste/livres/objects (Centre George Pompidou - Paris, França).

Obras
Exposições
Eventos
CV

Exposições Individuais
2019

O lugar a que se volta é sempre outro – Galeria Athena – Rio de Janeiro, Brasil
… às contas – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

2017

Sonia Andrade: Cristais, Pedras e Vídeos – Galeria Marcelo Guarnieri – São Paulo, Brasil

2011

Retrospectiva: 1974-1993 – Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rio de Janeiro, Brasil

2010

Sonia Andrade: Vídeos – Oi Futuro Flamengo – Rio de Janeiro, Brasil

2008

Video Instalação Sem título – Galeria Tempo – Rio de Janeiro, Brasil

2005

Video Instalação Sem Título [Conjunto de cinco vídeo instalações] – Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, Brasil

2004

Video Instalação Sem título [Conjunto de oito vídeo instalações] – Cavalariças – Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro, Brasil

2001

Vídeo Instalação Sem Título – Paço Imperial, Ateliê Finep – Rio de Janeiro, Brasil

1999

Vídeo instalações: Olimpo, Périplo, Apolo, Vênus e Noturno – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

1998

Vídeo instalação, Noturno – Fundação Nacional de Arte – Rio de Janeiro, Brasil

1994

Hydragrammas – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil

1993

Hydragrammas – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro, Brasil

1984

Situações Negativas: o passo, o salto, a queda, a marcha, o veículo, o repouso, o passeio, inverso – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

1980

Situações Negativas: o passo, o salto, a queda – Espaço Arte Brasileira Contemporânea da Fundação Nacional de Arte – Rio de Janeiro, Brasil

1978

A Caça – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

1977

8 Vídeos de Sonia Andrade – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil

1976

Sem título – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

 

Exposições Coletivas
2019

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil
FEMINISMS! – Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB) – Barcelona, Espanha
Novos Meios e Conceitualismo nos Anos 70 – Galeria Superfície – São Paulo, Brasil

2018

Feminist Avant-garde /Art of the 1970s / SAMMLUNG VERBUND Collection, Vienna – The Brno House of Arts – Brno, República Checa
Identity and Alterity: Shifting Representations – Kanal: Centre Pompidou – Bruxelas, Bélgica
WOMAN: The Feminist Avant-Garde of the 1970’s – Stavanger Art Museum – Stavanger, Noruega

2017

Coletiva – Galeria Marcelo Guarnieri – São Paulo, Brasil
Pacific Standard Time LA/LA – Video Art in Latin America – LAXART – Los Angeles, E.U.A.
32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva (itinerância) – Museu de Arte Contemporânea de Serralves – Porto, Portugal
Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos – Oca, Parque Ibirapuera – São Paulo, Brasil
Video Art in Latin America: Selections from Brazil. Rubell Family Collection, Miami, E.U.A.

2016

Video Art in Latin America: Selections from Brazil – Rubell Family Collection – Miami, E.U.A.
Dissonance, Vídeo Art – Getty Center – Los Angeles, E.U.A.
Resistence Performed Revised – Kerstin Engholm Gallery – Viena, Áustria
32ª Bienal de São Paulo: INCERTEZA VIVA – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – São Paulo, Brasil

2015

Resistente Performed – Migros Museum fur Gegenwartkunst – Zurique, Alemanha

2013

Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou – Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, Brasil
Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou – Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, Brasil

2012

Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou – Seattle Art Museum – Seattle, E.U.A.

2011

Video, an Art, an History: 1965-2010 – Singapore Art Museum – Singapura

2010

Selected from the Centre Pompidou: New Media Collection – Herzlyia Museum of Contemporary Art – Telavive, Israel
Arquivo Geral – Centro Municipal Hélio Oiticica – Rio de Janeiro, Brasil

2009

Elles@centrepompidou – Musée National d’Art Moderne/Centre National de Création Industrielle – Paris, França

2008

Preparações e Tarefas – Caixa Cultural – Ceará, Brasil
VIDÉO – Un art, une histoire – 1965/2007 – Musée Fabre – Montpellier, França
WACK! Art and the Feminist Revolution – PS1 Contemporary Art Center – Nova Iorque, E.U.A.
WACK! Art and the Feminist Revolution – National Museum of Women in the Arts – Washington D.C., E.U.A.
WACK! Art and the Feminist Revolution – Vancouver Art Gallery – Vancouver, Canadá

2007

WACK! Art and the Feminist Revolution – The Museum of Contemporary Art – Los Angeles, E.U.A.
Arte como questão: Anos 70 – Instituto Tomie Ohtake – São Paulo, Brasil

2006

Wilton Montenegro: Netos do Observatório. Arte Contemporânea Brasileira – Intituto Telemar – Rio de Janeiro, Brasil
Manobras Radicais – Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, Brasil
Corps Étrangers – Musée du Louvre – Paris, França

2005

O Corpo na Arte Contemporânea – Instituto Itaú Cultural – São Paulo, Brasil
Oficina de criação / Artista visitante – Casa Andrade Muricy – Curitiba, Brasil

2004

Getúlio, Presidente do Brasil – Museu da República – Rio de Janeiro, Brasil
Pioneers of Brazilian Video Art 1973-1983 – Getty Center – Los Angeles, E.U.A.

2003

Grande Orlândia – Sobrado em São Cristóvão – Rio de Janeiro, Brasil

2002

Rio Trajetórias – Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro, Brasil
Interculturalidades – Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro, Brasil
A Forma e a Imagem Técnicas na Arte do Rio de Janeiro: 1950-1975 – Paço das Artes – São Paulo, Brasil
Matéria-Prima – Novo Museu – Curitiba, Brasil

2001

B & N y De Color – Latinoamérica: Cine, Vídeo y Multimedia – Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía – Madri, Espanha
Constelações – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

2000

Imagens Paradoxais – Escola de Artes Visuais de Parque Lage – Rio de Janeiro, Brasil
Situações: Arte Brasileira Anos 70 – Fundação Casa França-Brasil – Rio de Janeiro, Brasil

1999

Campo Randômico – Museu do Telefone (Telemar) – Rio de Janeiro, Brasil

1998

XVI Salão Nacional de Artes Plásticas – Mostra paralela: Vídeo de Arte no Brasil – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

1993

Fórum BHZ vídeo – Palácio das Artes – Belo Horizonte, Brasil
Vídeoarte – Brasil: Pioneiros – Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, Brasil

1985
Arte, Novos Meios / Multimeios – Fundação Armando Álvares Penteado – São Paulo, Brasil

1981

Peinture de chevalet – Galerie N. R. A. – Paris, França
Video from Latin America – Museum of Modern Art – Nova York, E.U.A.
4ème manifestation internationale de livres d’artiste / livres / objects – Galerie N. R. A. e Centre George Pompidou – Paris, França
Libri d’Arte e d’Artista – Biblioteche de Amicis e Lercari – Genova, Itália
Apresentação de vídeo-tapes no seminário organizado pelo prof. Arlindo Machado “Perspectivas do vídeo” -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, Brasil
Apresentação de parte do conjunto de trabalhos feitos com velhos postais pelo professor Dr. Felix Thürlemann, no seu curso: Probleme der Visuellen Semiotik – Universität Zürich – Zurique, Alemanha
Participação no número 54 da revista Art Press – Paris, França

1980

Art Video – Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris – Paris, França
Semana Internacional de Arte Actual – Vila do Conde, Porto, Portugal
Quasi Cinema – Centro Internazionale di Brera – Milão, Itália
Travaux sur papier / objects – Centre Culturel Municipal Jacques Prévert – Paris, França
Participação no número especial da revista Ducuments Sur, Paris, França

1979

Sem título – Galleria Brandale Sintesi – Ciserano, Bergamo, Itália
Apresenta um vídeo-tape no seminário organizado por Nam June Paik – Centre Culturel Américain – Paris, França

1977

7 Artistas do vídeo – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil
Poéticas Visuais – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil
XIV Bienal Internacional de São Paulo – Pavilhão Armando Arruda Pereira – São Paulo, Brasil
VIDEOMAC – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil

1976

I Concettuali di Rio – Centro d’Arte e Cultura Il – Brandale, Savona, Itália
Vijfde Internationale Videodagen – Internationaal Cultureel Centrum – Antuérpia, Bélgica

1975

Video-Art – Institute of Contemporary Art – University of Pennsylvania, Filadélfia, E.U.A.
Video-Art – The Contemporary Arts Center – Cincinnati, Ohio, E.U.A.
Video-Art – Museum of Contemporary Art – Chicago, Illinois, E.U.A.
Video-Art – Wadsworth Atheneum – Hartford, Connecticut, E.U.A.
Mostra de Arte Experimental de Filmes Super 8, Audio-Visual e Video-Tape – Galerie de la Maison de France, Rio de Janeiro, BrasilMostra de Arte Experimental de Filmes Super 8, Audio-Visual e Video-Tape – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil
Fourth international open encounter on video. – CAYC – Buenos Aires, Argentina

1974

VI Salão de Verão – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil
Prospectiva 74 – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil
8 J.A.C. – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil

Prêmios e Residências
2019

Indicação ao prêmio “2020 Grants & Commisions Program” – Fundação de Arte Cisneros Fontanals (CIFO) – Miami, E.U.A.

2001

Prêmio Carlton Arts – Moinho Santo Antonio – São Paulo, Brasil
2º Prêmio Cultural Sérgio Motta – São Paulo, Brasil

2000

1º Prêmio Cultural Sérgio Motta: Menção honrosa – São Paulo, Brasil

 

Coleções Públicas

Centre Pompidou – Paris, França
Harvard University – Cambridge, E.U.A.
The Getty Institute – Los Angeles, E.U.A.
Kunstgewerbemuseum – Zurich, Suiça
Sammlung Verbund – Viena, Áustria
Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo, Brasil

 

Coleções Privadas abertas ao Público

Coleção Itaú – São Paulo, Brasil

 

Bibliografia
2019

SEPÚLVEDA, Gabriela Aceves. Womem Made Visible: Feminist Art and Media in Post 1968 Mexico City. University of Nebraska Press, Estados Unidos, 2019. p. 252 e 256.
“Novos Meios e Conceitualismo nos Anos 70”. Galeria Superfície, São Paulo, 2019. p. 9-10. Catálogo da Exposição

2016

SHTROMBERG, Elena. Art Systems: Brazil and The 1970’s. University of Texas Press, Estados Unidos, 1ª edição, 2016
“32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva”. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, 2016. p.350-353. Catálogo

2013

“Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou”. Centro Cultural Banco do Brasil. São Paulo: BEI Comunicação, 2013. 2ª edição português/inglês. p. 93, 103. Catálogo da Exposição

2011

LENZ, André (Org.). Sonia Andrade: Retrospectiva 1974-1993. Rio de Janeiro: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, 2011

2010

LENZ, André (Org.). Sonia Andrade: Vídeos. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2010

2009

“Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou”. Éditions du Centre Pompidou. Paris, 2009. 1ª edição francês/inglês. Catálogo da Exposição

2008

NAVAS, Adolfo Montejo. Sección Crítica: Sonia Andrade, Revista Lápiz, n. 243, Espanha, Maio de 2008

2007

BUTLER, Cornelia H. “WACK! Art and Feminist Revolution”. Museum of Contemporary Art. Los Angeles, 2007. Catálogo da Exposição
MACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brasil: Três Décadas de Vídeo Brasileiro. Iluminuras: Itaú Cultural, São Paulo, 2007

2005

ANDRADE, Sonia. Sonia Andrade: Videos 2005-1974. Rio de Janeiro: Tisara Arte, 2005. Catálogo da Exposição