Desali: Pele Fera

Apresentação

Galeria Athena tem o prazer de apresentar a exposição Pele Fera, de Desali.

 

Trabalho de múltiplas linguagens, Pele Fera reúne obras do artista mineiro Desali produzidas entre 2019 e 2020. Com o intuito de promover o intercâmbio entre a rua e os espaços expositivos, dois conjuntos de trabalhos são propostos pelo artista no espaço da Galeria. Pinturas, fotografias, objetos e uma videoinstalação subvertem hierarquias, tanto artísticas quanto sociais.

 

O primeiro conjunto, na Sala Casa, é a videoinstalação Projeto Óleo de Tijolo: Lamarca Coletas. Como desdobramento dessa obra, há, na Sala Varanda, um vídeo e um conjunto de pinturas que mostram um olhar atento do artista ao seu entorno, aos amigos, aos resíduos da cidade, às cenas cotidianas que dão luz à investigação conceitual e formal realizada por Desali.

 

A partir de pesquisa inspirada na história do capitão do Exército e guerrilheiro Carlos Lamarca (1937-1971), que desertou do militarismo e se tornou um dos líderes da luta armada contra o regime ditatorial brasileiro, instaurado em 1964, Desali criou a videoinstalação composta por mesa e carteiras escolares, projeção, instrumento sonoro e objetos feitas de sabão caseiro e argila. A proposta foi formar uma escola de “guerrilha” em que convidados – na ocasião, estudantes de Resende (RJ) e Barra Mansa (RJ) –  pudessem criar os seus próprios artefatos de defesa para combater e subverter, nas palavras do artista, “o retrocesso que assola o Brasil atual, nos armando e criando escudos frente ao obscurantismo”.

 

A projeção é uma construção de Desali a partir do filme Lamarca (1994), do diretor Sérgio Rezende, que resgata os últimos anos da vida do capitão. Imagens contemporâneas e sons somam-se a essa história passada, se desdobrando em contextos atuais de luta e resistência. O Projeto Óleo de tijolo: Lamarca Coletas inspirou também uma nova série de pinturas que remetem à vivência do artista no seu bairro natal, na periferia de Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, além de atuar como um resgate de memória identitária daquela comunidade.

 

A videoinstalação Projeto Óleo de Tijolo: Lamarca Coletas é resultado da participação do artista, em novembro de 2019, na residência artística SILO – Arte e Latitude Rural, em Resende (Brasil), onde também está localizada a Academia Militar das Agulhas Negras.

 

Para o cineasta Affonso Uchoa, parceiro de outros trabalhos, Desali é o tipo de artista para quem o pensamento é, antes de tudo, um gesto e a política, um olhar. Neste projeto na Galeria Athena, o trabalho de Desali é também uma reflexão sobre os tempos atuais e um conclame à ação coletiva.

 

A sonoridade dos termos do título Pele Fera, que ressoa a palavra “periferia”, enriquece o trabalho de Desali, interessado no movimento de fora para dentro, bem como da rua para a galeria, e que percorre toda a sua obra.

Vistas da exposição
Obras