Yuri Firmeza: Agapanto Sísmico

Apresentação
Após estreia em Portugal em 2022, essa é a primeira vez que o filme Agapanto Sísmico, de Yuri Firmeza, é mostrado no Brasil. Ocupando a Sala Casa da Athena, esse trabalho foi comissionado durante a residência artística Fuso Insular na ilha de São Miguel, em Portugal, com objetivo de promover um encontro entre a paisagem da ilha e as pessoas que a habitam, oferecendo um novo olhar e um novo discurso que enriquecem o patrimônio artístico dos Açores. O projeto contou com a produção da Duplacena.

Tendo como ponto de partida um festejo popular - as tradicionais Cavalhadas de São Pedro -, Firmeza propõe uma ficção especulativa sobre a relação entre este santo padroeiro, um desastre natural (a imagem de São Pedro e a igreja a que deu o nome saíram ilesas da erupção vulcânica ocorrida no Pico do Sapateiro no século 16), o passado colonial, a religiosidade e a (re)encenação das cavalhadas para o tempo presente.
 
A reunião das experiências sobre uma erupção vulcânica, de um ato de fé nas Cavalhadas de São Pedro, do império reencenado e das tecnologias de monitoração da natureza se entrecruzam durante os 18 minutos de Agapanto Sísmico. Tal trama não é obstante da pesquisa de Firmeza, que propõe um adensamento de investigações que evocam várias possibilidades de reflexão sobre temporalidade, memória, experiências individuais e coletivas, pressionando os limites entre a ficção, o possível e o real.
 
"Estive fora do Brasil por quatro anos. Realizar Agapanto Sísmico durante residência na Ilha de São Miguel foi de algum modo entender, uma vez mais, as assimetrias históricas, suas violências coloniais na relação entre Brasil e Portugal. É significante a presença açoriana no Brasil, portanto, depois de tantos anos geograficamente distante, ir ao Açores foi, de algum modo, revisitar também o Brasil", conta Yuri Firmeza. 
 
Para a estreia brasileira de Agapanto Sísmico, a Sala Casa abriga também uma TV com o vídeo Prólogo – uma cena de quase sete minutos dos quais apenas um trecho foi aproveitado na versão final do filme.
Vistas da exposição