Nascida em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Renata Leoa deu início ao seus trabalhos artísticos de forma autodidata durante a pandemia da covid-19, em 2020. No início, a prática da pintura esboçava-se apenas como hobbie, e no percurso foram desvelados caminhos entre o desejo intenso de viver a pintura, suas conexões com a vida e as relações com sua genealogias e ancestralidades.
As suas pinturas mostram o cotidiano, as ruas, as memórias da infância, o trânsito e as aproximações entre as paisagens nas quais a artista investiga afetivamente a minúcia das coisas, dos gestos, e assim nos apresenta um olhar atento, incomum e em camadas. A poética se contamina na ordinariedade dos encontros com as coisas no mundo, e também se ampliam nas pesquisas recentes e nas contínuas descobertas em seu ateliê.
Leoa frequentou o curso Cor e Forma, ministrado por Bernardo Magina na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dentre suas principais exposições individuais estão: 2023 - Luz no Caminho (Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro, Brasil); Revivências (Duto Roof - Rio de Janeiro, Brasil), entre outras.
Dentre suas principais exposições coletivas estão: 2024 - Zonas Urbanas do pensamento (Centro Cultural PGE/RJ - Rio de Janeiro, Brasil); 2023 - Paura (Era Gallery - Milão, Itália); The Square São Paulo (Instituto Bardi | Casa de Vidro - São Paulo, Brasil); Okará Xirê - (SESC Nova Friburgo - Nova Friburgo, Brasil); FUNK: um grito de ousadia e liberdade (Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro, Brasil); entre outras.
1997 . Rio de Janeiro, Brasil.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.
Exposições Individuais
2023
Revivências - Duto Roof - Rio de Janeiro, Brasil
Exposições Coletivas
2024
Zonas Urbanas do pensamento - Centro cultural PGE/RJ - Rio de Janeiro, Brasil
2023
2022
Semana de Arte Favelada - Centro de Artes da Maré - Rio de Janeiro, Brasil
Mostra Noix - Parque Madureira - Rio de Janeiro, Brasil